nanotubos
CAMPUS DE GUARATINGUETÁ
Faculdade de Engenharia
PLANO DE PESQUISA
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS
- PDCM
ALUNO: Leonardo Damin Pimentel
CURSO: Engenharia de Materiais
ORIENTADOR: Roberto Zenhei Nakasato
DATA DE INGRESSO COMO ALUNO REGULAR: 02/2013
TÍTULO DA PESQUISA:
OBJETIVOS:(apresentar os objetivos bem como a contribuição esperada ao conhecimento em geral, para a região ou para o país)
1. Preparar as amostras de Titânio e Tântalo
2. Realizar os testes de anodização, variando somente o potencial
3. Caracterizar as amostras
4. Descrever sobre os resultados
DESCRIÇÃO:(Expor o estado atual do problema, com uma discussão de bibliografia mais representativa e descrever a pesquisa proposta)
Na área dos biomateriais o titanio, tantalo e suas ligas tem sido extensivamente usados por serem bioinerte, terem alta resistencia mecanica e otima resistencia a corrosão, o que favorece sua aplicação em proteses. Além disso tratamentos superficiais podem fazer com que esses materiáis formem oxidos que interagem com o corpo para que o implante se ligue mais rapidamente com o corpo. O processo de Anodização é uma das alternativas para tratar a superficie de metais, este metodo consiste em remover eletrons atômicos por meio de uma fonte de energia que consiga desprende-los da força atrativa do nucleo, isso tudo atravez de uma solução aquosa, que neste caso é uma solução de água, glicerol e fluoreto de amonia. Este processo gera uma camada de oxido na superficie do metal, está camada varia em propriedades conforme se muda os parametros da anodização, como por exemplo o tempo, a tensão e até mesmo a solução. Na literatura encontra-se muitos trabalhos feitos sobre o tema da anodização de titanio, já para o tântalo não existem tantos. Segundo Roy, Berger, & Schmuki, 2011 [1] o titanio forma oxidos organizados dentro de uma gama de parametros, por