Nanotecnologia
A nanotecnologia está sendo utilizada para criar novos materiais, produtos e processos por meio da manipulação de átomos e moléculas. Considerada a tecnologia-chave do século XXI, a nanotecnologia tem grande potencial de vendas. Através dela será possível produzir medicamentos mais eficazes, materiais mais resistentes, computadores com maior capacidade de armazenamento, além de acarretar benefícios socioambientais.
A tecnologia avançada permitirá que pacientes não precisem mais ingerir medicamentos em forma de comprimidos ou aplicar injeções. Já estão no mercado os remédios transdérmicos, administrados por aplicações diretas ou por adesivos que liberam a substância de modo constante. A principal vantagem é a de eliminar ou reduzir os efeitos colaterais.
Em pouco tempo não vamos precisar tomar mais nada por via oral. No futuro todos os medicamentos serão transdérmicos. Há estudos para que a aplicação de insulina em pacientes com diabetes dispensem o uso de agulha para dar lugar ao remédio transdérmico. O tratamento de tumores também pode ser beneficiado.Quando a pessoa estiver com dor de cabeça, vai passar o medicamento na têmpora e a dor vai melhorar.
Desenvolvimento de exames diagnósticos em nanoescala, como nanorastreadores de agentes infecciosos; Implementação de modalidades terapêuticas, com destaque para o nanoensapsulamento de fármacos – já em uso, por exemplo, para moléstias infecciosas por fungos e protozoários –, para o emprego de nanopartículas magnéticas destinadas ao tratamento do câncer – guiadas à região do tumor pelo uso de ímãs – e para a criação (futura) de nanodispositivos “inteligentes” nanorobots – também chamados nanobots –, dentre outros;
Produção de métodos de prevenção, por meio do desenvolvimento de imunobiológicos– especialmente vacinas–, já estando em investigação imunoprofilaxia para leishmaniose e tuberculose.
Biotecnologia
A biotecnologia tem contribuído de forma decisiva para o aprimoramento de processos