Nanotecnologia
A Nanotecnologia é uma ciência multidisciplinar e com alto potencial de aplicabilidade nas mais diversas áreas [1]; podendo ser considerada a quinta Revolução Industrial [2], este ramo da ciência vem sendo foco de investimentos em apoio à pesquisa, desenvolvimento e comercialização por países do mundo inteiro.
Ainda não se sabe ao certo o alcance da nanotecnologia, no entanto esta ciência promete revolucionar setores diversos: da indústria têxtil à indústria bélica; dos cosméticos à medicina. No mercado atual já existem diversos produtos obtidos a partir da nanotecnologia sendo comercializados: embalagens para alimentos fabricadas com nanopartículas que possuem propriedades antibacterianas; filtros solares com dióxido de titânio e óxido de zinco possibilitando uma maior proteção contra os raios ultravioletas; equipamentos de esporte reforçados com nanotubos de carbono, tornando-os mais resistentes; vidros à prova de arranhões etc [3].
Na indústria têxtil a nanotecnologia proporcionou grandes impactos, possibilitando a confecção de tecidos mais resistentes e duráveis, suaves, com melhores acabamentos e proteção antibacteriana. Os chamados tecidos inteligentes são aqueles capazes, dentre outras coisas, de mudar de cor, tamanho e até mesmo forma a partir de estímulos externos tais como luz, calor, umidade ou até mesmo eletricidade [4].
Na área de cosméticos, além de protetores solar e cremes antienvelhecimento, foram também criados a partir do uso da nanotecnologia maquiagens mais leves e com cores mais radiantes, hidratantes capazes de penetrar mais profundamente na pele e também produtos para os cabelos, nos quais as nanopartículas carregadas de sericina atuam no alisamento e hidratação dos fios.
Além disso, também na área de cosméticos, a nanotecnologia vem sendo empregada na fabricação de chapinhas e secadores de cabelo, sendo estes revestidos com nanopartículas de dióxido de titânio para a filtração do ar, eliminando parte dos fungos e bactérias