Nanotecnologia
Engenharia Mecânica com Ênfase em Mecatrônica
Ícaro Oliveira
NANOTECNOLOGIA
Belo Horizonte
2° / 2013
Ícaro Oliveira
NANOTECNOLOGIA
Relatório sobre nanotecnologia e elaborado para obtenção de créditos na disciplina de Química Geral do curso de Engenharia Mecânica com Ênfase em Mecatrônica.
Belo Horizonte
2° / 2013
1 INTRODUÇÃO A nanotecnologia atual é essencial para o funcionamento das atividades humanas. Está presente em quase tudo no dia-a-dia da população e às vezes de uma maneira que nem é percebida, exemplo: o processador do celular, em exames médicos específicos, nos alimentos industrializados, cosméticos, ou seja, de todas as formas, maneiras, cores, tipos, etc.
Após a sua origem em 1959 (Richard Feynman) e sua nomenclatura criada em 1974 (num artigo "Sobre o conceito básico de Nano-tecnologia ", pelo Professor Norio Taniguchi ) o homem vem estudando cada vez mais suas aplicações, a fim de aprimorar o seu desenvolvimento tecnológico, porque a nanotecnologia é a tecnologia de produção para obter uma precisão extremamente alta e dimensões ultrafinas.
Com esta tecnologia dominada, poderá ocorrer um domínio econômico e social. Quando isto eclodir, imagina-se que se manifeste uma revolução superior as industriais da mecânica e informática juntas.
2 OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é compreender o que é nanotecnologia, suas aplicações e desenvolvimento no setor.
3 HISTÓRIA
A origem da nanotecnologia são tradicionalmente referidas a 29 de Dezembro de 1959, quando o professor Richard Feynman (vencedor do Prémio Nobel da Física em 1965) apresentou uma palestra intitulada "Há muito espaço no fundo" (There’s Plenty of Room at the Bottom) durante a reunião anual