nanotecnologia
O impacto da Nanotecnologia no mercado profissional está impulsionando vários setores da economia: eletroeletrônica, energia, veículos e equipamentos de transportes, tecnologia da informação, construção civil, química e petroquímica, agronegócio, biomedicina e terapêutica, ótica, metrologia, metalurgia, produção mineral, proteção e remediação ambiental.
É grande variedade de produtos e aplicações potenciais que dá à Nanotecnologia enormes perspectivas de crescimento de aplicação. De acordo com um estudo recente de pesquisa de mercado da Global Industry Analysts, o mercado anual de produtos incorporando Nanotecnologia nos EUA deve chegar a US$ 2,4 trilhões em 2015. No mesmo ano, de acordo com a National Science Foundation, a necessidade de profissionais de tecnologia que trabalham em Nanotecnologia irá aumentar para 800 mil funcionários nos Estados Unidos e para mais de 2 milhões em todo o mundo.
Muitos produtos nanotecnológicos já fazem parte de nossas vidas, tais como shampoos com nanopartículas que aderem melhor ao cabelo, sprays para pinturas automotivas que evitam que o veículo seja arranhado, medicamentos acoplados em nanopolímeros para aumentar sua eficácia e diminuir assim a quantidade da droga, protetores solares com nanopartículas, dentre outros. As aplicações e o benefício para a indústria são incomensuráveis e fazem da Nanotecnologia a precursora da próxima e mais forte de todas as revoluções industriais.
Fonte: CCE PUC-Rio Nanotécnologia para a Indústria.
“Materiais Metálicos”, profissionais de empresas do segmento mostraram os novos materiais metálicos utilizados na indústria da mobilidade e quais os benefícios que trazem e trarão