Nanotecnologia
Prós e Contras do Avanço...
A Nanotecnologia, pouco divulgada nas mídias convencionais, inversamente proporcional ao prefixo “Nano” que vem do grego e significa “anão”, ganha uma imensidão de espaço em um universo sem fronteiras como a rede mundial, internet.
Mas o que vem a ser Nanotecnologia?
Nanotecnologia é uma ciência que pesquisa e estuda a manipulação de matérias infinitamente pequena numa escala atômica e molecular. Para se ter uma idéia destas dimensões, tente dividir o 1 (um) metro em 1 bilhão e terá a proporção do que é este estudo.
Exemplo claro destas dimensões é que um fio de cabelo esta na ordem de 50.000 a 100.000 nanômetros.
Apesar dos estudos, pesquisas mais aprofundadas estarem acontecendo desde inicio da ultima década, os estudos e teorias sobre o assunto iniciaram na década de 1980 com a invenção do microscópio de varredura tunelamento, destinado a visualização de superfícies no nível atômico. Invento este que rendeu o Premio Nobel de Física aos seus inventores.
Nos dias atuais, os países de capital elevado, bem como forças emergentes como a China, Brasil e Argentina, já possuem políticas voltadas às pesquisas para aplicação desta tecnologia em escala industrial, medica, dentre outras. Hoje o Brasil responde por cerca de 0,03% da nanotecnologia mundial. Uma contribuição pequena de cerca de R$ 115 milhões perto do montante mundial que chegou a US$ 383 Bilhões.
Segundo o MC&T, Ministério da Ciência e Tecnologia no Brasil cerca de 150 empresas em ramos como revestimentos, tecidos, cosméticos e roupas fazem uso da nanotecnologia em seus processos.
Dentre as aplicações para da industria com o uso destes processos, chegam aos consumidores finais tecidos resistente a manchas, tecidos que não amassam, pó anti-bactéria, colas capazes de juntar qualquer material um ao outro, aplicações anti-corrosão, vidros estruturados para impedir que a água pare sobre eles, não necessitando por exemplo de limpador de para brisas nos veículos