Nanotecnologia - análise dos pontos positivos e negativos
A nanotecnologia molecular é um avanço tão importante que inclusive até podia ser comparada à Revolução Industrial, no entanto, com uma diferença destacável, no caso da nanotecnologia o grande impacto será perceptível em apenas alguns anos, atingindo a humanidade desprevenida com os riscos que tal impacto acarreta. Após a leitura de reportagens relacionadas (realizada em aula), citamos alguns pontos necessários para levar em consideração:
ASPECTOS POSITIVOS:
Indústria Farmacêutica: ela pode ser usada para o desenvolvimento de produtos capazes de tornar os tratamentos menos agressivos ao paciente, bem como reduzir os seus custos. Por exemplo: Hoje em dia, na quimioterapia é necessário tomar doses altíssimas de um princípio ativo para assegurar que alguma molécula consiga realmente atingir o alvo e provocar o efeito biológico desejado. Com a nanotecnologia é possível reduzir a dose desses medicamentos, diminuindo assim os efeitos colaterais tão danosos aos pacientes.
Medicina: fabricar equipamentos baratos e avançados para a investigação médica e no campo da saúde. Uma quantidade de pequenos sensores, computadores, e diversos aparelhos de custo reduzido permitirão um controle contínuo da saúde dos pacientes, assim como também, no tratamento automático. Além da existência de novos tratamentos (junto com a indústria farmacêutica).
Meio Ambiente: As novas tecnologias permitem limitar muito mais o número de fábricas de produção, cujas atividades contaminem o meio ambiente. Por outro lado, um processo de fabricação mais econômico, permite a implementação de melhorias a um custo relativamente baixo. A degradação ambiental é um problema grave em todo o mundo, os novos produtos tecnológicos permitiriam que o impacto ambiental em atividades humanas fosse muito menor.
Água: A capacidade de reciclar água de qualquer fonte para qualquer uso poderia poupar enormes quantidades do líquido. Também