naftalemo
1280 palavras
6 páginas
Naftaleno O NAFTALENO, fórmula C10H8 - 128,17 g.mol-1 é uma substância sólida (T.F. 80,2°C e T.E. 218,0°C) nas condições ambiente.
Na molécula de NAFTALENO, salienta-se:
Presença de dois anéis aromáticos fundidos.
O naftaleno é um hidrocarboneto aromático formado por dois anéis aromáticos fundidos. Embora aparentemente simétrico, suas ligações entre os átomos de carbono não possuem o mesmo comprimento, o que faz com que sua reatividade seja diferente em determinadas posições.
Em relação a sua reatividade, o naftaleno sofre preferencialmente reações de substituição eletrolítica, especialmente na posição alfa, que é a mais reativa. São exemplos às reações comuns no naftaleno a nitração, halogenação, sulfonação e acilação.
É um sólido cristalino, de cor branca, com baixa solubilidade em água. Sublima a temperatura ambiente (ou seja, passa facilmente do estado sólido ao gasoso).
É obtido majoritariamente do alcatrão da hulha, através de destilação, juntamente com vários outros produtos aromáticos. Após esta destilação, onde se encontra em torno de 50% de naftaleno, o óleo obtido deve ser lavado com hidróxido de sódio aquoso para a remoção de constituintes ácidos, a exemplo dos fenóis, e também com ácido sulfúrico para retirar as substâncias de caráter básico. Por fim, o óleo final é submetido à destilação fracionada para separar as substâncias de ponto de ebulição mais próximo.
O naftaleno é utilizado como solvente e é aplicado contra traças, comercialmente vendido como naftalina. É uma importante matéria-prima para a produção de muitos produtos químicos como o ácido fálico e serve de base para a produção de corantes, plásticos, inseticidas, fungicidas e impregnantes para madeira.
Piridina
A piridina, também conhecida como azina, consiste num composto heterocíclico com seis átomos contendo azoto de fórmula molecular C5H5N. É um líquido com cheiro enjoativo, presente no alcatrão mineral, no óleo de ossos e no alcatrão da hulha (0,1%). É