nadada
Desde os primitivos usamos a energia (fogo)
Tipos de energia: dos ventos, da água, biomassa (alguns animais), nuclear ,marítima, entre outras Faz aproximadamente 200 anos que a Revolução Industrial (aparelhos capazes de produzir energia com mais eficiência, graças o combustível carvão mineral.
Aumento aproximado de 2,3% ao ano séc. XIX. qto mais energia maior o impacto no meio ambiente. Energia nas ciências transformações que ocorrem na natureza. Energia em física propriedade física (energia de um caminhão é maior que a de um automóvel. Célula, força, potência, etc.
O Brasil produz cerca de 80% da energia que usa.
Fontes de energia: Hidroeletricidade (água) tem a maior hidrelétrica do mundo ao lado do
Paraguai no rio Paraná (36%) Itaipu
O petróleo (33%)
Biomassa (organismos vegetais e animais) açúcar produzir o alcóol (19%) Total 88%
12% faltantes vêm do carvão, o gás natural, a energia nuclear); de outras fontes
Vantagens e desvantagens: a energia limpa do sol, ventos, água até quando vão durar? O sol morrerá a bilhões de anos
Petróleo, nuclear,carvão e outros causam sérios danos ao meio ambiente pela alta emissão de co2 responsável pelo efeito estufa.(excesso)
Distribuição da energia: industria (37%); transportes (27%); residencial (12%); demais setores agrícolas entre outros (24%)
Quase 90% da energia limpa que não agride o meio ambiente é produzida pelas hidroelétricas.
os países ricos são os que produzem a maior quantidade de lixo nuclear
energia e qualidade de vida: a energia é indispensável ao funcionamento da vida social e a dependência aumenta cada vez mais. O consumo de energia numa nação está distribuído entre os setores industrial, doméstico e social ( serviços públicos, iluminação, transporte, etc.)
o progresso e a qualidade de vida está associado ao nível de adequado consumo de energia e a política de distribuição adotada.
Apostila adotada questões 1 a 7