nada
FULANO PEREIRA DA SILVA
ESPARTA
CIDADE
2014
FULANO PEREIRA DA SILVA
ESPARTA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Integrado de Mecânica no Instituto Federal do Paraná, como requisito parcial de avaliação.
Orientador: João Vitor Lira
CIDADE
2014
AGRADECIMENTOS
A Deus pela oportunidade de concretização de mais uma etapa.
Ao Orientador Prof. Luiz Carlos, pelo comprometimento demonstrado ao longo da pesquisa.
Aos meus pais que me proporcionaram tudo até os dias atuais.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
INDRODUÇÃO
Esparta foi uma das principais polis (cidades-estado) da Grécia Antiga. Situava-se geograficamente na região sudeste da Península do Peloponeso. Destacou-se no aspecto militar, pois foi fundada pelos dórios.
A cidade de Esparta foi fundada no século IX a C pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta. A cidade cresceu nos séculos seguintes e o aumento populacional fez com que os espartanos buscassem a ampliação de seu território através de guerras. No final do século VIII aC, os espartanos conquistaram toda a planície da Lacônia. Nos anos seguintes, Esparta organizou a formação da Liga do Peloponeso, reunindo o poderio militar de várias polis da região, exceto a rival Argos.
O poder militar de Esparta foi extremamente importante nas Guerras Médicas (contra os persas). Uniu-se a Atenas e outras cidades para impedir a invasão do inimigo comum. O exército espartano foi fundamental na defesa terrestre (Atenas fez a defesa marítima) durante as batalhas. Após as Guerras Médicas, a luta pela hegemonia no território grego colocou Atenas e Esparta em posições contrárias. De 431 a 404, ocorreu a Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, que foi vencida pelos espartanos.
1 MITOLOGIA
Segundo os espartanos, o