Nada
O HDL transporta colesterol dos tecidos do corpo humano ao fígado - o chamado transporte reverso do colesterol. Isso diminui a quantidade de colesterol no sangue ou aquele presente em células, diminuindo os riscos do surgimento de doenças que a hipercolesterolemia provoca, como doenças coronarianas, opacidades córneas e xantomas planares.1
O HDL "recebe" parte do colesterol do LDL ao mesmo tempo em que "doa" apoproteínas para ele, facilitando assim, a volta do LDL ao fígado e evitando que o mesmo fique na circulação sanguínea.
O colesterol HDL é o colesterol bom, que haje eliminando os depósitos de gordura no interior das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas. O colesterol HDL baixo é perigoso, quando encontra-se em concentrações menores que 60mg/dl no sangue.
O que causa o colesterol HDL baixo é, principalmente, a alimentação rica em gorduras, não praticar exercícios físicos de forma regular, o hábito de fumar e a diabetes.
Colesterol HDL baixo
O colesterol HDL baixo, ou seja, menor do que 40mg/dl, aumenta o risco do indivíduo sofrer de doenças cardiovasculares porque leva ao acúmulo de placas de gordura nas artérias.
O colestrol HDL baixo na criança surge em crianças com história familiar de doenças cardiovasculares e em crianças obesas que consomem muito açúcar e que não praticam nenhuma atividade física. O exame de sangue para o colesterol deve ser feito nessas crianças a partir dos 2 anos de idade.
Como aumentar o colesterol HDL
Para aumentar o colesterol HDL recomenda-se:
Adotar uma alimentação saudável, evitando o açúcar e os alimentos que contém gorduras trans, assim como consumo de alimentos com gordura vegetal, como côco, abacate, nozes, amêndoas e azeitona;
Aumentar o consumo de alimentos fonte de