Nada
De
Literatura
Tomé-Açu/Quatro-Bocas
2014
Escola Nikkei de Tomé-Açu
Diretora: Darcy Moreira
Professor (a): Cleide Cunha
Aluno (as): Carolayne, Kássia e Rayanne
Data: 20-08-2014
Assunto:
Gregório de Matos Guerra
Tomé-Açu/Quatro-Bocas
2014
Gregório de Matos Guerra
As obras de Gregório de Matos Guerra permanecem como uma das mais malditas e rebeldes da história da literatura brasileira. É o que comprova esta obra, Antologia, cuidadosamente organizada e anotada por Higino Barros.
Sua obra poética reflete influências clássicas e, sobretudo influências dos poetas espanhóis Gôngora e Quevedo. No entanto, é uma das obras poéticas mais originais da língua portuguesa no século XVII. Caracteriza-se por possuir aspectos tipicamente barrocos. Assim, ela se compõe de elementos opostos como é próprio do barroco. De um lado, há os poemas líricos, de fundo religioso, moral e amoroso. De outro lado, há os poemas satíricos, sendo alguns eróticos e outros até mesmo pornográficos. Por esse lado satírico, Gregório de Matos Guerra era chamado de "Boca do Inferno". Em suas sátiras ridicularizou e atacou violentamente o clero e toda a sociedade baiana da época, os dirigentes do reino, ricos e pobres, nobres e comerciantes, pretos, mulatos e brancos. Dos poemas atribuídos a Gregório de Matos Guerra, até hoje não se sabe com exatidão quais os verdadeiros e quais os falsos, nem sua cronologia. Foram preservados através de vários códices copiados por outros autores. Esses códices se encontram guardados em bibliotecas portuguesas e brasileiras, como a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
Seu espírito profundamente barroco pode ser percebido na contraditória diversidade dos temas que desenvolveu em sua obra:
I. Poesia sacra (temática religiosa)
II. Lírica amorosa
III. Poesia satírica
IV. Poesia burlesca
I. Poesia sacra:
Como autor barroco, não poderia faltar a poesia, religiosa em sua obra. Essa temática