nada
A NBR 13529/1995 define como argamassa industrializada, o material proveniente da dosagem controlada em instalação industrial, de aglomerantes de origem mineral, agregados miúdos e, eventualmente, aditivos e adições em estado seco e homogêneo, ao qual o usuário somente necessita adicionar a quantidade de água requerida.
Essas argamassas compõem-se de agregados com granulometria controlada, cimento Portland e aditivos especiais que aperfeiçoam as propriedades das mesmas, tanto no estado fresco quanto no endurecido.
As argamassas ensacadas são fabricadas em complexos industriais, onde os agregados miúdos, os aglomerantes e os aditivos em pó são misturados a seco e ensacados. A embalagem pode ser plástica ou de papel kraft, semelhante aos sacos de cal e cimento.
Por serem produzidas por processos industriais, mecanizados e com controles rígidos de produção, as argamassas ensacadas apresentam grande uniformidade de dosagem. Isto significa dizer que se pode conseguir a repetição de um traço com um grau de confiança satisfatório.
Na obra, o preparo pode ser feito em uma única central para que se faça o transporte da argamassa pronta até o local de uso, ou de uma maneira mais racional, podem-se transportar os sacos e armazená-los nos andares, efetuando o preparo através de misturadores alocados no pavimento, no momento da aplicação.
As argamassas fornecidas em sacos devem constar nas embalagens as seguintes informações:
• Nome do fabricante e marca do produto;
• Designação do produto;
• Massa líquida, em kg;
• Indicação do tipo de argamassa;
• Composição qualitativa e quantidade de água a ser incorporada, em litros.
As argamassas industrializadas podem ser empregadas para diversos tipos de aplicações, bastando apenas misturá-las à quantidade de água indicada na embalagem para obter uma massa de consistência adequada, através de mistura mecânica.
HISTÒRICO
O mercado de