Nada
ÍNDICE
Definição de Determinação do Sexo
Anomalias
Síndrome de Turner
Síndrome de Down
Síndrome de Klinefelter
Síndrome de Edwards
Síndrome de Patau
Síndrome do triplo X
Síndrome do tetra X
Homens duplo Y
INTRODUÇÃO
Quando os genes estão na parte não homóloga do cromossomo X, eles apresentam uma herança totalmente ligada ao sexo. Os machos neste caso possuem um cromossomo X e por este motivo não possuem alelos dos genes que se localizam na região não homóloga do cromossomo, por isso são chamados de homozigotos.
]
Na biologia, o sistema XY de determinação do sexo é o sistema de determinação do sexo existente nos humanos, na maioria dos outros mamíferos, alguns insetos (Drosophila)1 e algumas plantas (Ginkgo)2 . Neste sistema, as fêmeas possuem dois cromossomas sexuais do mesmo tipo (XX), o chamado sexo homogamético, pois produz apenas um tipo de gameta, que contém o cromossomo X. Os machos tem dois cromossomas sexuais de tipos diferentes (XY), sendo o sexo heterogamético, ou seja, que produz dois tipos de gametas - aqueles que contém o cromossomo X e que ao fecundarem, formarão um indivíduo do sexo feminino e os que contém um cromossomo Y, que ao fecundarem formarão um indivíduo do sexo masculino.
Na herança dos cromossomos sexuais, podemos ter o cromossomo X, feminino, e o Y, masculino. Esses possuem três regiões:
Região ímpar de X, a qual pode conter três doenças (daltonismo ,hemofilia e distrofia muscular de Duchenne ). Essas são mais comuns em homens, pois ele também possui cromossomo X.
Região ímpar de Y, a qual faz homens desenvolverem testículos, e pode desenvolver hipertricose de orelha (pelos nas orelhas).
Região homologa de X e Y, pode desenvolver cegueira, e tanto o cromossomo X quanto Y contém essa parte do cromossomo.
1.