nada
1. (Pucrj 2013) Cristais de NaF e MgF2 dissolvidos em água se dissociam nos íons F–, Na+ e Mg2+.
Uma característica desses íons é que eles possuem em comum:
a) o mesmo nº de prótons no núcleo.
b) a localização no mesmo período da tabela periódica dos elementos.
c) o mesmo nº de elétrons na eletrosfera.
d) a localização no mesmo grupo da tabela periódica dos elementos.
e) o mesmo nº de nêutrons no núcleo dos seus isótopos mais estáveis. 2. (Uerj 2013) A descoberta dos isótopos foi de grande importância para o conhecimento da estrutura atômica da matéria.
Sabe-se, hoje, que os isótopos e têm, respectivamente, 28 e 30 nêutrons.
A razão entre as cargas elétricas dos núcleos dos isótopos e é igual a:
a) 0,5
b) 1,0
c) 1,5
d) 2,0 3. (Uerj 2013) Observe os diagramas de mudança de fases das substâncias puras A e B, submetidas às mesmas condições experimentais.
Indique a substância que se funde mais rapidamente. Nomeie, também, o processo mais adequado para separar uma mistura homogênea contendo volumes iguais dessas substâncias, inicialmente à temperatura ambiente, justificando sua resposta. 4. (Unicamp 2013) Um efluente industrial contaminado por Cr6+ recebe um tratamento químico que consiste na sua acidificação e na adição de ferro metálico. O ferro metálico e o ácido reagem entre si, dando origem ao íon Fe2+. Este, por sua vez, reage com o Cr6+, levando à formação dos íons Fe3+ e Cr3+. Depois desse passo do tratamento, o pH do efluente é aumentado por adição de uma base, o que leva à formação dos correspondentes hidróxidos pouco solúveis dos íons metálicos presentes. Os hidróxidos sólidos formados podem, assim, ser removidos da água.
a) Em relação ao tratamento químico completo do efluente industrial acima descrito, dê um exemplo de reação em que não houve transferência de elétrons e um exemplo