nada
AUTOMÓVEIS
Os carros que menos visitam as oficinas Pesquisa com nossos associados revela quais os modelos e marcas que menos apresentam problemas. Na frente, ficaram os japoneses.
PRO TESTE 67 • março 2008
AUTOMÓVEIS
U
ma preocupação que todos deveriam ter ao comprar um carro é em relação a sua manutenção, que envolve, entre outros gastos, as visitas à oficina mecânica. Alguns veículos têm tantos problemas que representam uma grande dor de cabeça para seus donos.
Por isso, a exemplo do que as associações de consumidores da Europa e dos EUA já fazem regularmente, resolvemos pesquisar a confiabilidade dos automóveis. E quem nos deu as respostas foi você.
Em abril do ano passado, enviamos questionários a uma amostra de nossos associados, com perguntas sobre os principais tipos de problema que os veículos podem apresentar, e assim conhecer sua experiência. Recebemos 3.027 respostas válidas, ou seja, que poderiam ser levadas em consideração para fins estatísticos.
Os resultados apresentados a seguir foram agrupados de acordo com o fabricante, ano de fabricação e modelo dos automóveis. Para a apresentação do índice de confiabilidade, os veículos foram divididos em dois grupos: os fabricados antes e a partir de 2002. Afinal, carros mais antigos tendem a apresentar mais problemas.
Não foram considerados para os resultados as visitas periódicas de revisão por quilometragem, nem os reparos decorrentes de acidentes. E os problemas mais graves, que fazem o veículo parar ou afetam a segurança do motorista ou passageiros tiveram pesos mais altos que casos mais simples, como defeitos no arcondicionado, por exemplo.
Note ainda que nem todos os modelos tiveram um número de respostas suficiente para registro estatístico.
Sedan é maioria
Os veículos que fizeram parte de nossa pesquisa são:
Tipo de Veículo
Sedan
5,8
Pick-up
4,6
Minivan
4,3
Esportivo
3,8
Van
1,0