Nada
O risco é um custo sempre presente nos negócios e é entendido como uma medida de incerteza associada aos retornos esperados. Assim o risco associado às decisões pode ser classificado em Risco econômico, sendo este inerente à própria atividade da empresa e as características do mercado em que opera. Ele independe da forma como a empresa é financiada, restringindo-se exclusivamente às decisões de investimento. Já o Risco financeiro, reflete o risco associado às decisões de financiamento, ou seja, a capacidade da empresa de liquidar seus compromissos financeiros assumidos. O desempenho desses dois componentes de risco afetam evidentemente o risco total da empresa e seu valor de mercado. Esses riscos não são tratados de forma independente, pois uma decisão financeira tende a afetar a outra.
2) Explique a afirmativa: “O objetivo contemporâneo da administração financeira está centrado na maximização de riqueza da empresa e de seus proprietários.”
O lucro não define a efetiva capacidade financeira de pagamento da empresa, pois seus critério de apuração é baseado no regime de competência e não no de caixa. No entanto o lucro contábil não leva em consideração o risco inerente à atividade da empresa, sendo o lucro uma medida de desempenho que quando projetada no futuro, não leva em conta os riscos associados aos fluxos esperados de rendimentos. E ainda é importante que se ressalte que o lucro não representa o efetivo desempenho da empresa, constituindo-se mais corretamente, num dos parâmetros de medição desse desempenho. Uma empresa é avaliada pelo todo (riqueza) e não somente por um único componente (lucro).
3) Discorre sobre decisão de investimento, decisão de financiamento e dividendos.
A Decisão de Investimento é quando cria-se valor e portanto, mostram-se economicamente atraentes quando o retorno esperado da alternativa exceder a taxa de retorno exigida pelos proprietários de um capital.