Nada a declarar
A maioria dos autores não faz uma referência destacada das funções da Contabilidade, preferindo ater-se no objeto e nos objetivos. Mas buscou-se destacar as definições de alguns estudiosos, que fazem uma alusão direta às funções da Contabilidade, como é o caso de:
Função de controle serve de vigilância na fiscaliza- ção dos diversos órgãos das aziendas (organiza- ções). Através dela a contabilidade mostra e examina as situações da marcha do organismo empresarial. Função administrativa compreende a memorização das operações com o fim de determinar resultados e estabelecer controle em certas operações das aziendas, estabelecendo índices de rentabilidade e de solvência financeira, fazendo assim uma análise financeira das aziendas. A função econômica tem por fim estudar os fenômenos que se verificaram nas diversas fases do pro-Sitientibus, Feira de Santana, n. 38, p.79-101, jan./jun. 2008
9 8 cesso produtivo da gestão das aziendas. A função social diz respeito a apreciação dos fenômenos de ordem social e econômica na elaboração das diversas atividades produtivas das aziendas. A função legal é uma das mais recentes da contabilidade, pois cuida da apresentação de seus resultados e valores como prova nos exames periciais realizados pela justiça. (WILKEN, s.d., p.
10-11).
Franco, sobre a função da Contabilidade, evidencia que:
A função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações do patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.
(FRANCO, 1997, p. 19).
Crepaldi diz que:
A contabilidade é um dos principais sistemas de controle e informação das empresas. Com a aná- lise do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício é possível verificar a situa- ção da empresa, sob os mais diversos enfoques, tais como: análises