nada importante
O filme o Julgamento de Nuremberg conta a história do, oficialmente conhecido, Tribunal Militar Internacional (TMI) que foi um acordoInternacional firmado após o fim da Segunda Guerra Mundial, especificamente em 1948 com o intuito de julgar os crimes de guerra cometidos pelos líderes nazistas durante 2ª Guerra Mundial. O Tribunal Militarinternacional era composto pelos países aliados – Estado unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética.
A escolha da cidade de Nuremberg não aconteceu ao acaso. A cidade foi escolhida em razão doseu simbolismo, pois todos os atos de atrocidades que caracterizavam o III Reich partiram de lá (como as primeiras leis anti judaicas, a “Lei da cidadania” e a “Lei da Protecção da Honra e SangueAlemão”), é também considerável que a cidade possuía Palácio de Justiça com capacidade para realizar um julgamento que implicava centenas de pessoas.
Após a recusa de muitos juízes renomados à época, ojuiz Dan Haywood aceitou chefiar o julgamento, mesmo representando o maior desafio que ele teria vivido, pois ele deveria julgar um dos maiores casos da história sem se deixar levar por sentimentos eemoções.
Muitos pontos contraditórios são levantados no julgamento. São estes: Os Juízes e promotores públicos que atuaram no julgamento tinham origem nos quatro países aliados. Sendo assim, isso foiconsiderado como uma forma dos “vencedores” punirem os perdedores; a violação de dois princípios universais do Direito Penal: a legalidade e a irretroatividade da lei penal. De acordo com esses doisprincípios, é proibido punir alguém por conduta não prevista em lei, do mesmo jeito que a lei não pode regular condutas anteriores à existência de um ordenamento prévio, a não ser que seja em benefíciodo réu. No filme esses grandes dilemas são demonstrados nos constantes questionamentos e comentários dos personagens.
Mesmo com estas questões contraditórias e polêmicas o julgamento aconteceu e... [continua]