Nada de mai ok ?
Esta máquina ferramenta permite a usinagem de qualquer componente mecânico que possa ser utilizado pelo ser humano.
Um torno mecânico possibilita a transformação do material bruto por exemplo, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.
Através deste instrumento de transformação é possível confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo possível e imaginável de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos. Fundamentalmente todas as chamadas figuras de revolução. Com o acoplamento de diversos acessórios, alguns mais comuns, outros menos, o torno mecânico pode ainda desempenhar as funções de outras máquinas ferramentas, como fresadora, plaina, retífica ou furadeira.
Pelo desenvolvimento do torno mecânico, a humanidade adquiriu as máquinas necessárias ao seu crescimento tecnológico, desde a medicina até a indústria espacial, esta máquina está na base da ciência metalúrgica. O torno mecânico é considerado a máquina ferramenta mais antiga e importante ainda em uso.
Basicamente o torno mecânico compreende uma unidade em forma de caixa que sustenta uma estrutura chamada cabeçote fixo. A composição da máquina contém ainda duas superfícies orientadoras chamadas barramento, estas são temperadas e retificadas. O barramento é a coluna de um torno, pois sustenta a maioria de seus acessorios, como lunetas, cabeçote fixo e movel,etc.
Torno executa qualquer espécie de superficie de revolucão uma vez que a peça que trabalha tem o movimento principal de rotação, enquanto a ferramenta possui o movimento de avanço e de translação.
Permite, portanto usinar qualquer obra que deva ter seção circular e qualquer combinação
de tais seções. O trabalho abrange obras