Nacionalismo em sala de aula
2013.1
Professor: Guilherme Antunes
Turma: 301
Alunos:
Márcio Moreira Leite
Matrícula: 2010160807-1
Pedro Roberto de Azevedo Filho
Matrícula: 2012180090-9
INTRODUÇÃO
O sentimento nacionalista é apresentado de forma muito singular e débil em instituições de ensino, e por vezes existe a tentativa do enaltecimento do patriotismo brasileiro. Segundo um estudo que segue uma perspectiva mais tradicional de ensino, o nacionalismo é visto como um valor positivo e, teoricamente, deveria ser passado para as pessoas desde sua infância até a sua idade adulta. Logo observamos que o nacionalismo tornase, para os alunos, simplesmente o sentimento de pertencimento a uma nação e a seu coletivo, excluindo assim quaisquer outras reflexões a cerca de um assunto que causa polemica entre os intelectuais da área.
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma nova proposta de abordagem do conceito de nacionalismo nas instituições de ensino, onde os alunos não sejam meros receptores passivos, mas sujeitos na construção de seu conhecimento, através de debates, trabalhos de pesquisa, e todo tipo de atividade que leve o aluno a uma reflexão das influencias positivas e/ou negativas que o nacionalismo possa ter exercido no desenrolar do processo histórico estudado.
Sabendo das dificuldades e implicações que esta proposta pode representar, este trabalho não tem a intenção de esgotar o tema, que aliás é muito mais amplo, nem mesmo se apresentar como verdade absoluta e inquestionável. Este trabalho visa apresentar uma proposta a ser testada e acompanhada pelo professor, de modo que o mesmo possa fazer uma avaliação de sua eficácia através dos resultados obtidos.
Para nos auxiliar a entender a nova propostas, nas páginas que se seguem, estaremos nos valendo das sínteses de textos de quatro autores que trabalham com o conceito de nacionalismo, cada um apresentando uma nuance diferente em uma realidade diferente, onde poderemos ampliar nossa