NAA Template At Colaborativa SEGUROS

1235 palavras 5 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

NOME
LILIAN VANESSA MARQUES CASTANHA
RA
1575168585

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

Evolução histórica do Seguro no Brasil

Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Gerson Pires

Anhanguera Educacional
2015
1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SEGURO NO BRASIL

Em 1808 se deu o início da atividade seguradora no Brasil com a abertura dos portos ao comércio internacional. Em 24 de fevereiro do mesmo ano a primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a "Companhia de Seguros BOA-FÉ", que tinha por objetivo operar no seguro marítimo. (SUSEP)
Até ano de 1850 a atividade seguradora era regulada pelas leis portuguesas. Somente após esse período com a promulgação do "Código Comercial Brasileiro" (Lei n° 556, de 25 de junho de 1850) é que o seguro marítimo foi pela primeira vez estudado e regulado em todos os seus aspectos. (SUSEP)
Foi de fundamental importância o advento do "Código Comercial Brasileiro" para o desenvolvimento do seguro no Brasil, foi ele que incentivou o aparecimento de várias seguradoras, que começaram a operar não só com o seguro marítimo, já previsto na legislação, mas, também, com o seguro terrestre. O seguro de vida era proibido por motivos religiosos e o mesmo foi autorizado em 1855, sob o fundamento de que o Código Comercial só proibia o seguro de vida caso fosse feito com o seguro marítimo. Por volta de 1862 o setor de seguros começou a expandir no Brasil o que atraíram várias empresas de seguros estrangeiras as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior. (SUSEP)
No final do século XIX, o mercado de seguros no Brasil já havia alcançado um ótimo desenvolvimento.

Relacionados

  • Tese Americo Revisada
    61106 palavras | 245 páginas