Na seleção natural
Estes pensamentos, em certos pontos, foram bastante aceitos, no entanto existem opiniões contrarias no que se diz respeito à maneira de como as organizações podem ser atingidas pelas forças do ambiente que se possui pouco controle. Contudo as críticas à teoria da Ecologia Populacional são: 1. A teoria é considerada muito determinista. 2. A teoria é vista como dando muita ênfase à escassez de recursos e à concorrência.
Ecologia Organizacional: A criação de futuros compartilhados: As teorias: contingencial e a ecologia populacional, ambas, veem as organizações como se encontrando numa condição de tensão ou de conflito com os seus ambientes. As organizações, assim como os organismos não são entidades separadas, elas não vivem em isolamento, são auto suficientes, ou seja, elas são elementos de um ecossistema complexo. Em resumo, as mudanças ocorridas no meio ambiente geram mudanças nas organizações.
Sobrevivência = Sobrevivência da adaptação: Muitos acreditam que o ecossistema é que evolui, e que o processo de evolução só pode ser entendido no nível da ecologia total. Isto sugere que a evolução é sempre a evolução de um padrão de relações que abrange os organismos e seus ambientes. Para Kanneth