Na passagem para o s culo XXI
Devido às tais modificações sociais recentes, as organizações passaram a ser mais cobradas para as mudanças profundas nas relações sociais e politicas das empresas.
Achegada do século XXI trouxe nos conceitos e técnicas de administração. Identificar e observar historicamente a evolução da administração é inovar sem desvalorizar as antigas contribuições de teóricos renomados que visavam à produtividade com enfoque na especialização do trabalho nas diversas maneiras de se administrar diferentes pessoas, criando a departamentalização com o foco nos resultados sempre visando o sucesso, a eficiência e eficácia, além de também ceder lugar para outras abordagens e outros teóricos que tentaram desenvolver de forma grandiosa uma administração inovadora, mutável e diferenciada, na qual as empresas precisam adaptar-se para sobreviver e, talvez crescer.
MAXIMIANO, Antônio Cesar. Teoria Geral da Administração – 3ª Edição – São Paulo – Editora Atlas S.A – 2002.
http://pt.slideshare.net/clebervahali/princpios-da-administrao-contempornea-taylor
As estruturas organizacionais consideradas tradicionais, piramidais, centralizadas, estáveis, com rígida divisão do trabalho e impessoais, dão lugar a novas estruturas, em rede, horizontais, descentralizadas e temporárias, adequadas às contingências ambientais. O homem, que nos modelos tradicionais era consideradoum ser econômico, cuja motivação predominante era o salário, conduzido como um subordinado obediente às regras e normas e treinado para ser um especialista, passa a ser visto como um ser pensante, criativo, um colaborador chamado a participar das decisões, um