Na montanha
Nas Montanhas dos Gorilas” (1988) é inspirado na história real de Dian Fossey, a pesquisadora que viaja para a África, perto das selvas de Ruanda, para estudar os gorilas das montanhas. Fossey consegue, de forma corajosa e surpreendente, se aproximar desses animais, sobre os quais pouco se sabia até então. Ela começa a estudá-los bem de perto e a desenvolver até mesmo um processo de comunicação com eles. Seu esforço para proteger os gorilas supera qualquer outro interesse em sua vida: seu romance com o fotógrafo da National Geographic termina por causa disso, e suas táticas para aterrorizar os caçadores ruandeses a transformam numa pessoa mal vista e com fama de louca. A luta de Fossey termina de forma trágica, mas seu legado permanece até hoje.
O filme de Michael Apted, diretor britânico com experiência de documentarista, é muito bem realizado. Mesmo sendo uma biografia, o filme não se furta a questionar a personalidade da sua biografada, que é mostrada de forma humana, com todas as suas qualidades e defeitos. Filmado em locações e com a presença de gorilas reais em algumas cenas, o projeto passa uma grande sensação de autenticidade.
Porém o maior atrativo de “Nas Montanhas dos Gorilas” é o desempenho sensacional de Sigourney Weaver, indicada como Melhor Atriz. Ela estava no auge naquela época: naquele mesmo ano concorreu também