Na frente da sala
Disciplina: Processos de Aprendizagem Organizacional
1) O que é a Síndrome de Tourette?
A síndrome de Tourette (ST) é uma patologia de comprometimento psicossocial que acarreta alterações significativas na vida dos seus portadores e respectivos familiares. E uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques , reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos ) ou vocalizaçõe que ocorre repetidamente da mesma maneira com considerável frequência. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afectadas é do sexo masculino.
2) Qual o tratamento para a síndrome?
A síndrome de Tourette é uma desordem que não tem cura, mas pode ser controlada. Estudos clínicos têm demonstrado a utilidade de uma forma de terapia comportamental cognitiva, conhecida como tratamento de reversão de hábitos. Ela se baseia no treinamento dos pacientes para que monitorem as sensações premonitórias e os tiques, com a finalidade de responder a eles com uma reação voluntária fisicamente incompatível com o tique. Medicamentos antipsicóticos têm se mostrado úteis na redução da intensidade dos tiques, quando sua repetição se reverte em prejuízo para a autoestima e aceitação social. Em alguns casos de tiques bem localizados, podem ser tentadas aplicações locais de toxina botulínica (botox). Alguns autores defendem que, excepcionalmente, pode ser indicado o tratamento cirúrgico com estimulação cerebral profunda, aplicada em certas áreas do cérebro.
3) Qual a razão do título do filme?
Após muito tempo de descriminação e humilhação por parte de seus professores e amigos, Brad Cohen foi elevado por seu diretor, que ficou sensibilizado por sua situação, a um auditório para declarar em público o motivo de seus tiques e sons engraçados. Seu grande desejo era fazer uma educação diferente daquela que recebeu, sendo