n2 germinal 1
Escolha duas entre as quatro questões propostas sobre a obra Germinal, para o trabalho individual, que terá peso máximo = 4 pontos na N2.
É facultada a elaboração em grupo de no máximo 4 pessoas, caso em que se exigirá a resposta mínima de quatro questões, com valoração máxima de 1 ponto cada uma.
Questão 2. Valoração máxima = 2 pontos, ou 1 ponto para o grupo de 4
R: É possível assistir os pontos divergentes dos personagens Etinier e Suvarin. Exaustos com tanta miséria do sistema capitalista que vivenciavam, sem nenhuma perspectiva de crescimento social, impulsionaram a massa operária a pensar sobre a possibilidade de se unir para mudar a situação.
O personagem de Etinier era menos radical, acreditava na união dos trabalhadores para lutar por melhores condições de vida e acabou se tornando o líder do movimento. Acreditava numa luta sem violência, porém com um forte ideal a ser alcançado e batalhado: diminuir as desigualdade do sistema imposto, e pela união trazer a sindicalização dos trabalhadores.
Em sua ideia, Etinier apresentava a visão marxista da sociedade sobre o a visão da luta entre proletariados e os burgueses provenientes do sistema capitalista.
O filme apresenta as desigualdades do sistema sem qualquer tutela estatal, onde uma minoria tinha acesso a tudo do bom e do melhor.
Sobre o Brasil, não se pode negar a evolução do Estado no que diz respeito ao direito individual e coletivo do trabalho, foram muitos anos de lutas para que se conseguisse ajudar o empregado e o trabalhador de maneira geral. O Brasil ainda é um país em que existe uma minoria com mais vantagens, enquanto outros não têm condições para sobreviver.
O Estado precisa continuar seguindo com o objetivo de diminuir as diferenças dando as mesmas condições para todos de evoluir.
Quando a população se sente abandonada pelo Estado, como em um modelo de vida por uma minoria poderosa, a anarquia começa a proliferar. O personagem, Surivan, não acreditava na negociação