Música
Música modal é música feita com o emprego dos modos. Esse tipo de música tem uma tonalidade e uma escala definidas, mas se difere da música tonal por não empregar as relações funcionais dessa música.
Esses modos são obtidos pegando uma escala de dó maior e criando escalas com as notas de dó, mas que começam e terminam nas outras notas.
Ex.:
Ré Mi Fá Sol La Si Dó Ré - Esse seria o modo Dórico
Mi Fá Sol La Si Do Ré Mi - Frígio
Fa Sol Lá Si Do Re Mi Fá - Lídio
Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol - Mixolídio
La Si Do Re Mi Fa Sol La - Eólio
Si Do Ré Mi Fá Sol Lá Si - Lócrio (modo teórico, não usado na prática)
Do Ré Mi Fá Sol Lá Si Do - Jônio
Existem muitas pessoas que fazem música pseudo-modal, pois pensam nos modos como se eles funcionassem semelhantemente aos modos maior e menor.
Ex.:
Em dó maior -> C - F – G
Em Ré dórico -> Dm G Am
Não existem progressões de acordes na música modal antiga. O Conceito de acorde só surgiu muito depois disso. Essa música era composta pensando em cada 'voz'. O entrelaçamento das vozes gerava os 'acordes'.
Pode sim haver música modal com acordes, mas as progressões ou sequências de acordes são bem diferentes.
Então basicamente música modal é uma música não necessariamente composta de escalas diferentes (os modos Jônio e Eólio têm as mesmas notas das tonalidades menor e maior), mas regidas por outras regras que não a do sistema tonal (Conduções de vozes, acordes, etc).
O nome modo, provavelmente veio do fato de tais modos serem usados por povos diferentes, então ao falar Modo Dórico, estava falando-se do modo dos dóricos serem e de fazerem música. É como se fosse uma expressão 'à maneira dos dóricos'
Por apresentar uma tonalidade definida, a música modal não pode ser considerada atonal, visto que o termo música atonal designa um rompimento deliberado com o sistema tonal
A característica principal da música modal é a presença constante da "nota centro", a qual, de certa forma, nunca é realmente