Música
Disciplina: Educação musical I
Escuta Sonora
Afirma-se, que faz parte do processo de formação de seres humanos sensíveis e reflexivos, capazes de perceber, sentir, pensar, etc. aprenderem a escutar com concentração e disponibilidade. Pois, escutar é perceber e entender os sons por meio da audição, que ajuda a detalhar e tomar consciência do fato sonoro.
Todavia, o fato de ouvir é um processo fisiológico, escutar implica detalhar, tomar consciência do fato sonoro. Pois, é importante aprender a escutar os sons (da voz, dos instrumentos, por exemplo), assim como, desenvolver o respeito ao silêncio, para que haja equilíbrio entre ambos polos complementares.
No entanto, vale ressaltar que as atividades voltadas ao fazer musical, devem ser voltadas à escuta e a analise, de maneira que ocorra uma efetiva integração entre ação e recepção.
É sabido, que o fato de escutar obras musicais, sempre irá provocar emoções, pensamentos, sensações além de inúmeros comportamentos. Pois, podemos estimular a escuta de obras musicais diversas, sabendo que é necessário antes de qualquer coisa, ouvir e respeitar o silêncio, como já falamos anteriormente.
Porém, os momentos dedicados à escuta musical, devem ser além de tudo especiais, e a música não deve vista e encarada jamais como algo secundário, na realização de outras atividades. Pois, é aconselhável planejar os momentos de escuta musical.
Torna-se, importante também, a questão da valorização da escuta musical, evitando-se desse modo que a música sem critério algum, tome conta do espaço o tempo todo. Pois, a escuta musical desenvolve-se todo um percurso educativo, em etapas diversas.
O material selecionado para a escuta, deve conter todos os gêneros e estilos musicais, de diferentes épocas e culturas, mais sempre privilegiando a produção musical do nosso país. É importante, também ter o cuidado de não limitar o contato