música e historia popular
NAPOLITANO, mARCOS. História e Música Popular: um mapa de leituras e questões. In: Revistade História. São Paulo:Universidade de SãomPaulo, n.1, pp.153-171, 1950.
PROBLEMA: o autor coloca como problemática se a música popular somente tem um valor nas suas especificidades "física", armônica.
HIPÓTESE/TESE: O autor propõe fazer uma abordagem especificamente historiográfica da música popular.
ARGUMENTAÇÃO:
· "...os estudos sobre músicapopular têm uma natureza interdisciplinar desde a sua origem."(pág.154)
· "Em síntese,[...] os estudos de música popular estão presentes em várias áreas do conhecimento,[...]"(pág. 154)
· "[...] duas formas básicas edabordagem: uma que prioriza um olhar externo á obra e outra que procura suas articulações internas, estruturais."(pág. 154)
· " Tanto a musicologia tradicional quanto a etnomusicologia possuem olhares refinados para o campo erudito e folclórico, tradicionais, tendendo para análises formais e estruturais[...]. Justamente, nestes pontos residem os problemas que fazem da canção um objeto não identificado para o olhar musicológico mais tradicional: ela não se define exclusivamente pela natureza estrutural(melódico- harmônica),[...]"(pág. 155)
· " A rigor, a forma privilegiada da música popular é a canção, tal como consagrada pela indústria do disco.[...], o gênero musical não se define apenas pelo parâmetro do "ritmo", como quer um certo senso comum."(pág. 156)
· "[...]toda experiência cultural-[...]- é mediada por um conjunto de valores, ritos e redes sócio- culturais."(pág. 156)
· "[...], há um outro problema teórico no campo da música popular,[...]: a relação entre a fala e o canto, ou entre a palavra falada e a palavra cantada."(pág. 157)
· "Os estudos sobre música popular brasileira se concentravam em alguns temas privilegiados e consagrados, enquanto outros temas, abordagens e fontes permanecim praticamente inéditos ou pouco explorados."(pág. 159)
· "Em relaçõ á MPB a área de letras deu o tom