Música pega ladrão
1. DESENVOLVIMENTO:
Em 4 de março de 1974 nasce no Rio de Janeiro Gabriel Contino, cujo nome artístico é Gabriel o Pensador. Considerado um dos maiores rappers e compositor brasileiro, que desde o começo chamou a atenção por fazer músicas de crítica social e moral.
Defendeu a ideia de que a música nas áreas em que atua é importante para afastar jovens do crime, já que é mais acessível e não precisa de diploma.
Ficou conhecido em 1992 ao lançar a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)”, onde usou como personagem da letra Fernando Collor de Mello, que havia acabado de renunciar ao cargo.
1.1 Discografia:
1. Gabriel o Pensador – 1993;
2. Ainda É Só o Começo – 1995;
3. Quebra-Cabeça – 1997;
4. Nádegas a Declarar – 1999;
5. Seja Você Mesmo (Mas Não Seja
Sempre o Mesmo) – 2001;
6. MTV ao Vivo - GABRIEL O PENSADOR (CD e
DVD) – 2003;
7. Cavaleiro Andante – 2005;
8. Como Um Vício – 2008;
9. Sem Crise - 2012 ;
2.2 Sobre a música Pega Ladrão:
Em 2001 Pensador lançou no álbum “Seja Você Mesmo” a polêmica música “Pega Ladrão” (autores: Gabriel o Pensador/Tiago "Mocotó“/Aninha Lima/ Liminha) na qual o mesmo faz crítica direta aos “ladrões” no Congresso, Senado, Câmara de Deputados, etc. Disseram que a referida havia sido censurada, pois seus versos supostamente não agradaram certos políticos que ficaram descontentes com a mensagem da letra.
Muito foi especulado, porém a música foi lançada no álbum e somente oito anos depois (2009) resolveram levar adiante a censura.
A música fala sobre uma “Lista” que se refere aos escanda-los no início de 2000 onde o Deputado Antônio Carlos Magalhães (ACM) lançou para candidatura à presidência do Senado seu possível sucessor Deputado Arlindo Porto para concorrer de frente com seu inimigo público Jader Barbalho. A disputa pela presidência envolveu escanda-los onde ACM levou ao Ministério Público acusações contra Jader.
Em Fevereiro de 2001 ACM e José Roberto Arruda ordenaram