Música na Psicologia
Psicologia Cognitiva
Música na Psicologia
Mestrado em Ciência da Informação
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
2014/2015
Sumário
Introdução……………………………………………………………………………………….3
Daniel Barenboim e o poder da música……………………………………………4
Música como habilidade Cognitiva…………………………………………………..5
Música e o Cérebro………………………………………………………………………….6
Música e Emoção…………………………………………………………………………….7
Música e Memória………………………………………………………………………….8
Conclusão……………………………………………………………………………………….9
Referências Bibliográficas ………………………………………………………………10
Introdução
Escolhi o tema “Música na Psicologia”, no âmbito da disciplina de Psicologia Cognitiva, lecionada pela Professora Fernanda Martins. Foi-nos dada a possibilidade de escolher um tema que nos interessasse e que nos motivasse dentro dos alicerces que compõem esta disciplina. A música sempre foi um tema que me interessou, sou fanático por música e tudo o que a envolve e por isso decidi escolher esta temática, para perceber como a mesma influencia o estudo da psicologia e de que maneira pode estar ligada à mesma.
O poder da música tem vindo a ser estudado desde há algum tempo e este trabalho passa por concretizar e perceber quais os pontos mais importantes quando falamos de música e psicologia. Ainda existe muita informação para analisar e estudos a fazer, mas até agora, a música já tem tido mais valor quando posta no tema da psicologia.
Assim, no presente trabalho irei fazer referência ao poder da música em geral; irei deslindar como a música pode ser uma habilidade cognitiva; qual o papel do cérebro quando ouvimos música e como ela nos influencia; como a música está ligada à temática da memória e ainda como está também ligada à emoção.
Este trabalho servirá assim, para tentar perceber qual a importância da música para a psicologia, de que maneira estão ligadas e como a música é vista pelos estudiosos de psicologia.