Músculos
Músculo é o nome dado ao conjunto das fibras e da membrana que as envolve. O movimento voluntário nas várias partes do corpo é produzido pela contrações dos músculos, a qual se torna mecanicamente eficiente por meio dos tendões, aponeuroses e fáscias, que prendem as extremidades dos músculos e controlam a direção da sua tração. Eles formam as massas avermelhadas, escuras, popularmente conhecidas como carne, e correspondem a aproximadamente a 40 % do corpo, variando amplamente de tamanho.
A diferenciação primitiva do sistema muscular aparentemente se processa independentemente do sistema nervoso, e só mais tarde parece que os músculos são dependentes dos estímulos funcionais dos nervos para continuação de sua existência e crescimento. Embora o sistema nervoso não influencie na diferenciação muscular, os nervos, devido a sua precoce ligação com os rudimentos musculares, são, de modo geral, os indicadores da posição de origem de muitos músculos e, do mesmo modo, em muitas circunstâncias, os nervos indicam as vias ao longo das quais os músculos migrarão durante o seu desenvolvimento. A suplência nervosa serve então como uma chave para a origem comum de certos tipos de músculos.
Estrutura dos músculos
Há dois tipos de tecidos musculares.
Músculo liso: também chamados de músculos involuntários, por serem encontrados em órgãos, cujo funcionamento independe da nossa vontade, tais como: estômago, intestinos entre outros.
As células do músculo liso possuem em toda sua extensão fibrilas longitudinais, que encurtam as células, produzindo assim a contração. As contrações produzidas pelo músculo liso, são denominadas de movimentos peristálticos;
Músculo estriado: o músculo estriado é composto por várias fibras musculares (grande célula cm vários núcleos). A musculatura estriada, além de ser chamada musculatura voluntária, também é conhecida por musculatura esquelética. Como os próprios nomes traduzem, esta é uma musculatura cujas contrações podem