MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O APRENDENTE JOVEM E ADULTO
Escola Aberta – CETEB
MÚLTIPLOS OLHARES
SOBRE O APRENDENTE JOVEM E ADULTO
1 – O poema me despertou um sentimento bom, pois aprendi que devemos aproveitar todos os momentos da vida e não perder nenhuma oportunidade, e que dia após dia devemos refletir como foi o meu dia, para não cometer os mesmos erros.
2 – Uma oportunidade para os Jovens e os Adultos concluírem seus estudos, uma vez que não foram concluídos no tempo hábil ou na faixa etária correspondente.
3 – (discutida no Fórum) A conferência CONFITEA, foi um encontro muito importante porque debateu aspectos importantes na Educação do Jovem e Adulto, onde seu principal objetivo é a formação de cidadãos democráticos e incentivo aos alunos e professores, acho que deveriam ser expostos esses resultados para cada gestão educacional, e não alguns ter acesso a essa Conferência.
4 – De acordo com o texto a Educação de Jovens e Adultos no Brasil vem melhorando ano a ano, percebe-se uma nítida melhora de acordo com cada faixa etária, apesar que em algumas regiões o desenvolvimento é melhor, como no Sudeste, já no Nordeste a situação é contrária, ainda está em avanço. Essa realidade não interfere na minha prática educativa e não os considero menos interessado, pelo contrário, mas é claro que ainda precisa melhorar em alguns aspectos.
5 – Características pessoais – relacionam-se à idade, às fases da vida e aos estágios de desenvolvimento.
Características situacionais – referem-se à situação de vida, às condições em que a aprendizagem ocorre.
6- discutida no fórum
7 – Inteligência – é a capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam em um ou mais ambientes comunitários. Acho importante, porque envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, aprender rápido e aprender com a experiência etc.
8 – Anexada no Memorial
9 – Inteligência emocional constitui-se em talentos como a capacidade de motivar-se e persistir diante de frustrações, controlar impulsos e adiar