Múltiplas inteligências
INTRODUÇÃO 5
A INTELIGÊNCIA 6
AS VISÕES E ABORDAGENS 7
A ESCOLA IDEAL PARA GARDNER 12
O ESTIMULO NECESSÁRIO AO DESENVOLVIMENTO 13
O USO DOS JOGOS 16
AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS 20
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
INTRODUÇÃO
O ser humano tem inúmeras capacidades e o estudo destas vai além da visões clássicas da psicologia ou dos testes educacionais , até mesmo, da vivência cultural. As chamadas múltiplas inteligências são competências que dependem de estímulos realizados ao cérebro, como se fossem alimentos, para serem desenvolvidas, ou seja, através de exercícios cerebrais, o indivíduo tem condições de potencializá-las.
Este trabalho visa ao estudo da análise e aspectos das inteligências, bem como, a descrição de atividades que despertem interesse e, consequente, progresso no indivíduo em potencial.
Uma visão mais ampla, além dos estudos cognitivos tradicionais, descreve as capacidades humanas, desde a musical até a do entendimento de si e do próximo, que levam o educador a uma nova atitude perante aos educandos.
A INTELIGÊNCIA
Todo ser humano possui aspectos similares a outros, mas também singularidades que lhe é ímpar.
A palavra inteligência vem do latim Intelligentia que significa compreensão, capacidade de entender, de Intelligere, entender, compreender, formada por INTER, entre, mais LEGERE, escolher, separar o que interessa, ler. Na etimologia, um indivíduo é considerado inteligente a partir do momento que for capaz de escolher a melhor opção dentre as possibilidades apresentadas a seu alcance para resolver um determinado problema. A princípio, estava ligada a uma característica do ser humano de representar conhecimentos e resolver problemas. Depois, com as Inteligências Múltiplas, surge um vínculo das capacidades com as origens biológicas e culturais.
Jamais haverá uma lista única, imutável e aceita mundialmente das inteligências humanas, o que se tem são aproximações para análise destas.