móveis planejados
Para guardar livros e revistas, a profundidade ideal é de 35 cm, com montantes a cada 1 metro. Já no guarda-roupa, devido à grande quantidade de peças, a profundidade das prateleiras deve variar entre 53 e 60 cm, sendo que as divisórias precisam ser instaladas a cada 1 ou 1,20 metro.
Mesa
Apesar de a norma brasileira estipular a altura da mesa entre 72 e 75 cm, especialistas afirmam que o tamanho ideal é entre 73 e 76 cm, favorecendo a boa postura. A profundidade também deve ser observada, e precisa garantir uma distância mínima entre a tela e os olhos, conforme a imagem abaixo.
O profissional deve considerar também que as mesas acomodarão objetos como canetas, teclado, caderno, agendas, copos, enfim, itens comuns do dia a dia. Por isso, a mesa deve oferecer largura suficiente para deixar estes objetos.
Como planejar o closet ideal
Medir e dividir
Pense na divisão do armário. Profissionais recomendam que ele seja separado em três partes: inferior, superior e maleiro.
Na primeira, insira elementos como calceiros, sapateiras e gavetas. Conforme o designer de interiores Marcel Steiner explica ao portal Casa e Imóveis, esse espaço deve ter 80 cm de altura. “Já na parte superior, o melhor é colocar um cabideiro em dois terços do espaço e reservar o restante para prateleiras, para onde devem ir malhas, bolsas, moletons, toalhas e roupas de cama, se necessário. Por fim, a altura do maleiro varia em função do pé-direito da casa.
Cores, padrões e estilos
A escolha dos tons também influencia o resultado final do cômodo. Na dúvida sobre a cor certa, reflita sobre o perfil do consumidor. Se ele busca aconchego e elegância, os padrões escuros são a melhor pedida. O nosso padrão Rovere Miró, por exemplo, traz uma atmosfera intimista aos moradores, ao mesmo tempo em que proporciona sofisticação, através de seus veios bem desenhados.
O Terrarum também atrai olhares admirados. Com detalhes que remetem à madeira natural, este padrão pode ser