Móveis planejados: aceitação e consolidação da marca no mercado
Autora: Cassiane Tofolo
RESUMO
O presente trabalho buscou estudar uma empresa de móveis planejados com a finalidade de levantar os principais fatores que influenciam os clientes no momento de optar por determinada marca ou produto, e dessa forma promover a aceitação e consolidação da marca no mercado. O estudo foi realizado na loja da Romanzza Planejados na cidade de Marau, no estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com 40 pessoas (clientes e não clientes da loja), sendo que 27 aceitaram responder ao questionário, constituindo uma amostra por acessibilidade. Os resultados demonstram que os clientes, de uma forma geral, estão satisfeitos com a empresa e que esta satisfação está auxiliando na consolidação da marca na cidade e região. Porém, ainda há necessidade de divulgar mais a marca nos veículos de comunicação local. Conclui-se, portanto que a forma com que a loja trabalha está correta, necessitando apenas o aperfeiçoamento das formas de divulgação da marca.
Palavras-Chave: Móveis Planejados. Marca. Satisfação de Clientes.
1.0) Introdução
O contexto atual do mercado moveleiro tornou-se extremamente competitivo, fazendo com que padrões estáveis de consumo e estratégias padronizadas de atuação deixassem de ser a muito tempo um ambiente conhecido. Para sobreviver neste ambiente, as empresas enfrentam desafios enormes para criar ou adaptar estratégias adequadas que permitem o crescimento e a manutenção de seus negócios.
A prática mais usada por essas empresas é a incorporação de revendedores próprios ou autorizados para atender as diferentes regiões de sua abrangência. Para Nickles e Wood (1999), é grande a importância que os canais de marketing possuem para os estudos na área do marketing, bem como a prática de marketing e a importância dos relacionamentos para o bom desempenho dos integrantes do canal,