móveis Cimo
NÚCLEO DE RIO NEGRINHO
BACHARELADO EM DESIGN
CAROLINE STOEBERL
MÓVEIS CIMO S.A: HISTÓRIA
RIO NEGRINHO – SC
JULHO/2014
1
CAROLINE STOEBERL
MÓVEIS CIMO S.A: HISTÓRIA DA FÁBRICA
Trabalho apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina de
História da Arte, do Curso de Design, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, sob orientação do(a) professor(a) Odimara.
RIO NEGRINHO – SC
JULHO/2014
2
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho é exposto a história da Móveis CIMO, em que é destacado sua trajetória e contribuições para a região de São Bento do Sul e Rio Negrinho. No primeiro momento são apresentados os fundadores da Fábrica e posteriormente discorre-se a respeito das diversas razões sociais que foram adotadas. Ao longo deste capítulo, demonstram-se contribuições e a importância da Fábrica para o município de Rio Negrinho e região.
3
2. A História da Móveis Cimo: Os Irmãos Zipperrer
Com a necessidade de encontrar um melhor manejo com a madeira de alta qualidade da região de São Bento do Sul e também para diversificar a produção da serraria e da fabricação de caixas, Jorge Zipperer teve a ideia de fabricar móveis. A partir da produção de caixas, notou-se que as aparas deixadas pela imbuia poderiam ser aproveitadas para a produção dos pés de cadeira 45x4x4.
Após inúmeras tentativas de vender as aparas resultantes do processo de fabricação das caixas para outras fábricas da região, Jorge Zipperer e seu irmão
Martin passam a elaborar os requisitos que antecederam às instalações de uma fábrica de móveis.
Os irmãos Jorge e Martin Zipperer se destacavam entre os seus contemporâneos pela forma com que conduziam seus empreendimentos serraria e fábrica de caixas e, posteriormente, a fábrica de móveis. Além disso, os irmãos Zipperer criaram “novas formas de produção e comercialização avançadas para a época, principalmente se considera a região onde estavam
localizados,