Módulo modelos de aprendizagem e gestão do conhecimento
Etapa 1- Identificar os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores de um cargo da organização a partir do modelo de classificação de Bloom.
1- Escolha de um cargo da sua organização.
Analista de Recursos Humanos da Empresa X de Catalão/GO.
2- Descrever as habilidades intelectuais, afetivas e psicomotoras necessárias para este cargo (ver texto Bastos).
Primeiramente o Cargo exige de um profissional com graduação em Psicologia ou área afins; desejável pós graduação em Gestão de Pessoas; Experiência mínima de um ano em atividades ligadas a gestão de pessoas; Treinamento em técnicas de recrutamento e seleção; Dinâmicas; Integração; Desligamento; Comunicação; Desenvolvimento e Treinamento de pessoal; Folha de pagamento; Noções de psicologia organizacional; noções de leis trabalhistas e informática intermediária; Boa comunicação; Habilidade em lidar com situações de conflitos; Conscientização para qualidade; Princípios de humanização; Flexibilidade e Liderança.
3- Diagnóstico organizacional: investigar por meio de entrevista, questionário ou observação a situação atual e comparar com a situação desejada para o cargo.
Não possue para o cargo de Analista de Recursos Humanos.
Etapa 2- Investigar as Estratégias de Aprendizagem
1- Realizar entrevistas com funcionários do cargo selecionado com o objetivo de verificar as estratégias de aprendizagem (cognitivas, comportamentais e auto-reguladoras) mais utilizadas pelos funcionários do cargo escolhido. (ver artigo Pantoja)
* Aprendizagem Cognitiva: Nível B e C
Nível B: organização: definida como a identificação de questões –chave e criação de estruturas mentais que agrupam e inter-relacionam os elementos a serem aprendidos, podendo envolver a elaboração de sumários, gráficos e esquemas;
Nível C: elaboração: uso de procedimentos para examinar implicações e criar conexões mentais entre o material a ser aprendido e o conhecimento existente.
*