Módulo Gestão de Custos
Módulo de Gestão de Custos
Março / 2015
1. INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DE CUSTOS
1.1. Conceito
Contabilidade de Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.
Contabilidade de Custos é o ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão.
1.2 – Gestão de Custos
A necessidade de se conhecer melhor os custos de produção para poder controlá-los, surgiu durante a
Revolução Industrial (século XVIII). Nessa época, a contabilidade estava bem desenvolvida para empresas comerciais, onde os procedimentos eram relativamente simples se comparados com empresas industriais.
Para Martins (2006 p. 23), “a contabilidade de custos nasceu da contabilidade financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, tarefa que era fácil na empresa típica da era do mercantilismo”.
O conhecimento sobre custos se faz necessário às empresas, principalmente, ao final de cada mês, quando passam por uma avaliação gerencial para conhecer seus resultados econômicos. Nesse momento deve haver uma correta avaliação dos estoques existentes. No entanto, quando esses estoques envolvem produtos acabados, produtos em elaboração em diversos estágios, e ainda estoques de matéria-prima, sua mensuração torna-se complexa. Bertó e Beulke (2005), consideram que as aplicações contábeis do custo são: avaliação dos materiais (matéria-prima); avaliação das imobilizações próprias e dos serviços prestados a terceiros; avaliação de estoques de produtos semifabricados e prontos; avaliação do custo padrão integração do custo à contabilidade
Outra aplicação é a formação