módulo 6: Gestão em Educação Escolar
Neste modulo busca contribuir com a formação continuada dos Funcionários da educação onde o processo de trabalho, desenvolvido em diferentes espaços, como da alimentação, da secretaria, nos multimeios, meio ambiente e infraestrutura, contribuir para que a escola pública cumpra com seu pape social na formação dos estudantes. Aborda as diferentes concepções da administração capitalista, onde a especificidade da gestão é destacada indo em seus desdobramentos, limites e possibilidades na atuação dos processos de organização e gestão.
As escolas de administração são divididas em 4 são elas: escolas behaviorista, escola estruturalista e o conceito de cada uma, tendo um enfoque cultural e as discussões mais recentes sobre gestão e gestão escolar, sendo a gestão democrática um espaço de deliberação coletiva(estudantes, funcionários , professores, pais ou responsáveis). Foi discutido a respeito da Reforma do Estado e seus impactos na Educação Brasileira vêm que as políticas educacionais são dinâmicas e contraditórios onde todos defendem uma educação de qualidade e democrática. O processo de avaliação da educação básica destaca seus limites e potencialidades, onde o papel do Fórum Nacional de Educação e a importância das listas em prol da democratização da escola pública.
No Brasil nas ultimas décadas, vivenciamos um processo de mudanças, causadas pelo incremento das relações capitalistas pelo expressivo avanço tecnológico e pela globalização do capital e trabalho. A partir dos anos 90, ocorre a consolidação de um processo de reforma do Estado. Intensificando as ações políticas e reformas educacionais em sintonia com a orientação de organismos internacionais, expressas por vários dispositivos da nova Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional. Paradoxalmente, a lei destaca o inicio da gestão democrática presente na Constituição de 1988 onde a implantação só se concretiza através da participação ativa de todos os atores e