Módulo 1
Quais são os papéis dos funcionários na construção e na operação da gestão democrática da educação?
A gestão democrática baseia-se numa relação orgânica entre a direção, a equipe pedagógica, professores, funcionários, alunos e a comunidade escolar, na busca de objetivos comuns assumidos por todos, com a finalidade de proporcionar um ensino de qualidade.
A escola é uma instituição com uma trama de relações sociais, onde a organização educa os indivíduos e da mesma forma os indivíduos educam a instituição à medida que a constituem.
Para LIBÂNEO (p. 79, 2001):
“A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional e de sua dinâmica, das relações da escola com a comunidade, e favorece uma aproximação maior entre professores, alunos, pais.”
As relações de trabalho que se dão no âmbito escolar, sem deixar de lado a convivência social e harmoniosa, apesar de algumas dificuldades inerentes ao ser humano, como em qualquer outro local de trabalho, devem sempre estar baseadas no respeito mútuo, ouvindo e respeitando a opinião do outro.
E na busca por uma gestão democrática dentro da escola os exemplos clássicos são o Conselho Escolar e a Associação de Pais, Mestres e Funcionários, pois são formados pelos segmentos da comunidade escolar e dos setores da escola, promovendo a articulação e a elaboração do planejamento anual, entre outros.
Para que nós funcionários, envolvidos com a educação, atuemos de uma maneira ativa e participativa, devemos expressar nossas opiniões e trabalhar em conjunto, buscando estar em harmonia na solução de problemas.
Na escola em que trabalho, como as demais instituições de ensino, tem por finalidade proporcionar um ensino de qualidade, então há a