Métodos Ágeis
Existem princípios importantes que caracterizam a metodologia ágil: Indivíduos e interações são mais importantes que processos e ferramentas; Software funcionando é mais importante do que documentação completa e detalhada; Colaboração com o cliente é mais importante do que negociação de contratos; Adaptação a mudanças é mais importante do que seguir o plano inicial.
Outro ponto importante é em relação às equipes, elas devem ser multifuncionais, ou seja, não há necessidade de um gerente e sim de um líder, que tem o papel de facilitador. Profissionais autônomos trazem benefícios como: gerenciamento de conflitos, maturidade, comprometimento, motivação, responsabilidade, autonomia e conhecimento. É importante que cada integrante saiba um pouco de tudo, pois se caso alguém faltar o projeto não sofre um impacto brusco. A comunicação entre os membros da equipe e o cliente é muito importante para o sucesso do projeto. Por isso o critério de equipes pequenas é indispensável. Equipes de 5 a 8 integrantes tem maior flexibilidade de comunicação, reduzindo os problemas de conflito. Quantidade não é sinônimo de qualidade, equipes menores concluem projetos com um esforço total menor.
O grande foco dos métodos ágeis são simplicidade e rapidez. Alguns dos principais métodos de desenvolvimento dessa categoria são: Scrum; Metodologia Crystal; Desenvolvimento Voltado a Funcionalidades; XP (eXtreme Programming).
Então, agilidade é quando uma equipe é rápida e capaz de responder apropriadamente as mudanças no software, mudanças nos membros da equipe, mudanças que envolvem o surgimento de novas