Métodos ágeis
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. Nele os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints.
O Sprint nada mais é que um Time Box onde um conjunto de atividades deve ser executado. O desenvolvimento de software é iterativo, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.
As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e assim equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para oSprint Backlog. Após isso, acontece a chamada Daily Scrum, que é uma breve reunião que a equipe faz com o objetivo de: • Difundir o conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior; • Identificar impedimentos; • Priorizar o trabalho que irá acontecer no dia.
Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.
Papeis do Scrum
[pic]
1. – Product Backlog
O Product Backlog é uma lista que contém todas as funcionalidades desejadas para um produto. O conteúdo desta lista é definido pelo Product Owner. O Product Backlog não precisa estar completo no início de um projeto. Pode-se começar com tudo aquilo que é mais óbvio em um primeiro momento. Com o tempo, cresce e muda à medida que se aprende mais sobre o produto e seus usuários.
Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e os descreve para a equipe. A equipe então determina que itens será capaz de completar durante a Sprint que está