Métodos ágeis de programação
Everson Neves, Lucas Cirilo Souza, Matheus L. da S. Marcello, Victor B. P. Campos, William Fenali
FDD, Scrum e ERP
Sorriso - MT
2014
Everson Neves, Lucas Cirilo Souza, Matheus L. da S. Marcello, Victor B. P. Campos, William Fenali
FDD, Scrum e ERP
Trabalho apresentado à Disciplina de Engenharia de Software com o um dos requisitos para avaliação do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Universidade de Cuiabá – Sorriso – Mato Grosso.
Orientador: Bruno Cézar de Mattos.
Sorriso – MT
2014
DISCENTES
Everson Neves: Verde.
Lucas Cirilo Souza: Azul.
Matheus L. da S. Marcello: Preto.
Victor B. P. Campos: Roxo.
William Fenali: Vermelho.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Trabalho desenvolvido com o objetivo de fazer uma apresentação à turma sobre três temas sugeridos pelo professor em sala de aula. Neste trabalho será abordado as principais características, o que são, para que servem, e algumas vantagens e desvantagens de cada um dos temas propostos. Os temas são estes: FDD (Feature Driven Development), ERP (Enterprise Resource Planning) e Scrum.
FDD, Scrum e ERP
1 – Feature Driven Development
É uma metodologia de desenvolvimento ágil de software, criada entre 1997 e 1999, e foi baseado no método COAD (metodologia criada para realizar o trabalho de análise, desenho e programação orientada a objetos) e técnicas de desenvolvimento iterativo (que a cada ciclo se itera/adiciona uma parte do sistema). Tem como lema obter “Resultados frequentes, tangíveis e funcionais”. Esta metodologia está em posição intermediária em relação às metodologias prescritivas (Processo Unificado, Cascata - Waterfall) e as abordagens ágeis (XP, Scrum, etc.), oferecendo princípios e práticas para serem usadas em Gestão de Projetos e Engenharia de Software. Várias práticas da metodologia XP também são usadas nesta metodologia, tais como testes unitários, refatoração, programação em pares, iteração, entre