Métodos quantitativos
Projecto de Investigação sobre Saúde e Bem-Estar
Projecto de Investigação sobre Saúde e Bem-Estar
Esboço do Projecto Investigação - Consciência e Praxis
Objecto Estudo
Este projecto tem por objecto de estudo a Saúde e Bem Estar e serve para fazer uma avaliação da consciência dos riscos para a saúde humana e o bem-estar decorrentes da exposição a uma sociedade chamada de “risco”.
Objectivos
Como objectivo primeiro da pesquisa propusemos: verificar a presença da ideologia do saudável no pensamento leigo e observar a presença da reflexibilidade do conhecimento sobre o “saudável”.
a. Conceitos a clarificar
Os conceitos de Saúde e Bem-estar são de diferenciação complexa, implicam o elemento de interpretação pessoal e social, do saber médico e saber leigo. Na conferencia do Rio-ECO 92 tomou-se como válido o conceito de saude e bem estar: “a saúde de um indivíduo resulta da interacção entre a carga genética, os seus comportamentos o ambiente fisico e a sociedade em que vive” (Right, 1993) Saúde e Bem-estar é uma decisão que depende não só do indivíduo mas também da sociedade e dos governos; é também a assunção de uma atitude pessoal ou grupal que depende das oportunidades e da consciencialização de cada um per si e da comunidade. A APA (Agência Portuguesa do Ambiente) “tem o objetivo fundamental de proteger e melhorar a saúde da população e do ambiente, criando um ambiente saudável mediante promoção e execução de ações básicas e preventivas em nível local, com a participação da comunidade “.
Metodologia e Tipo Investigação
Não sendo possível adoptar um estudo sociográfico em que “a intenção é descrever rigorosa e claramente um dado objecto” (CARMO & FERREIRA, 2008, p. 48), no concernente à “presença da ideologia do saudável no pensamento leigo” realizamos um estudo verificador de hipóteses causais: “partem de hipóteses para a sua verificação” (CARMO & FERREIRA, 2008, p. 48).
Para observarmos a