Métodos para o Auxílio de Projetos Arquitetônicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde
Torres - RS
Ficha de Leitura: Métodos para o Auxílio de Projetos Arquitetônicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde
Mateus Hespanhol da SIlva
Profª Bianca Breyer
Torres, março de 2013
Funcionalidade:
O tópico cita a importância do planejamento para este tipo de arquitetura, do cuidado que se deve ter no processo de criação, para o real sucesso do projeto. Tal como adequação dos espaços, conforto ambiental, escolha dos materiais, e a importância do edifício para um uso em que terá uma equipe com coordenação, nos espaços onde todos vivem.
O Projeto Arquitetônico de Edifícios de Saúde: Neste tópico vemos o valor da necessidade da criação de um um espaço com uma exigência da funcionabilidade como essencial no projeto, por ser considerada um empreendimento complexo. Cita a organização do processo de criação com três itens: Conhecimento do programa, Proposição e Avaliações.
Conhecimento do programa: Envolve pesquisas sobre o conhecimento do programa para os estudos de Setorização ou Zoneamento. Pesquisas listadas em: Pesquisas Preliminares: Pesquisam diversas técnicas para abordar os problemas e definições dos espaços, as mais básicas englobam o conjunto de procedimentos em escala regional e urbana para determinar a escolha do terreno. Questões normativas, mais completo possível, onde se refere principalmente as leis, indispensáveis para o projeto. Entrevistas iniciais com os clientes são de extrema importância para o desenrolar do processo de criação, roteiro essencial para não haver perca de tempo, assim como reuniões programadas para a discussão do projeto.
Pré- Dimensionamento: Parte considerada valiosa, pela captação de detalhes, dimensões e usos de cada espaço. Avaliados por no mínimo três modos: Funcional, Normativo e Analógico. No modo funcional, analisa-se cada atividade e suas características para cada espaço ; No modo