métodos para perda de peso em competição de judo
Com a urbanização e a modernização, as pessoas não tem tempo para se alimentar adequadamente. Assim optam por alimentos industrializados, sendo mais rápidos e práticos. Porém, os consumos diários e excessivos destes industrializados estão gerando uma população de obesos e pré-obesos com maior incidência de doenças crónicas não transmissíveis. “Devido a esses fatores, a procura pela prática de atividade física vem crescendo muito, sendo procurada por todas as faixas etárias”.(SCHMITZ et al,2008) Na alimentação do indivíduo, há muitos fatores que podem interferi-lo, desde cultura, fatores ambientais, nutricionais, psicológicos e sociais. A fase da infância é crucial para a determinação dos hábitos alimentares da criança. Com a chegada da adolescência, foi constatado que a maioria dos jovens não tem a ingestão adequada de frutas, verduras e legumes, sendo estes essenciais para o funcionamento adequado do organismo devido seus nutrientes. E para jovens que realizam algum tipo de esporte, a necessidade por esses nutrientes é maior ainda, devido ao maior gasto energético. ( TORAL, et al,2006)
Uma das modalidades que está se tornando popular atualmente, é o judô, por ser uma junção de movimentos aeróbios e anaeróbios, proporcionando a movimentação do corpo todo, além de exercitar a mente por envolver estratégia e raciocínio rápido.
O estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô, foi idealizado no ano de 1882. Um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano, procurou sistematizar as técnicas de uma arte marcial japonesa, conhecida como “Jiu-jitsu” e fundamentar sua prática em princípios filosóficos bem definidos, a fim de torná-la um meio eficaz para o aprimoramento do físico, do intelecto e do caráter, num processo de aperfeiçoamento do ser humano.
Jigoro Kano ao idealizar o judô, não pensou que a sua obra também poderia ser praticada pelas mulheres. Como sua irmã mais velha demonstrou um grande interesse em aprender a praticar essa