Métodos Numéricos - Modelo presa predador
CONSIDERAÇÕES INICIAIS ----------------------------------------------------------2
INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------3
METODO DE EULER --------------------------------------------------------------------6
SOLUCOES ESTACIONÁRIAS ----------------------------------------------------------7
RELAÇÕES PRESA/PREDADOR ENTRE OS QUATRO INDIVIDUOS ------------12
CONCLUSÃO -----------------------------------------------------------------------------15
BIBLIOGRAFIA ---------------------------------------------------------------------------16
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Este trabalho de conclusão do curso de análise numérica foi realizado pelos alunos Breno Graça Valinhas e Leonardo Regufe Fernandes, com o intuito de testar os conhecimentos dos mesmos e suas capacidades de gerarem soluções para problemas de engenharia usualmente encontrados no mercado de trabalho. Quais soluções e problemas foram esses? Adiante essa resposta será dada!
INTRODUÇÃO
Assim como na natureza, onde a existência e a extinção de predadores e suas respectivas presas são regidas pelo grau de relação e dependência entre eles , as empresas apresentam um comportamento parecido. As presas seriam as empresas fornecedoras, e os predadores as compradoras. Pode-se se pensar em uma montadora de carro, por exemplo (Fiat, Citröen, Ford, entre outras). Uma fábrica de parafuso, que vende seus produtos para essa montadora, seria uma presa da mesma, assim como essa é um predador para a outra.
Fazendo uma analogia mais uma vez com os animais, quando o número de presas diminui, consequentemente a quantidade de predadores também cai, pois estes ficam sem alimento suficiente para seu bando. E conforme crescem as presas, os predadores também aumentam, já que possuem alimento suficiente para suas respectivas crias. Logo, é de se esperar um comportamento do seguinte tipo:
Com as empresas é