Métodos Imediatos
3 Exemplos de Método Imediato / Grau de confiabilidade:
1° TESTE DE HGT O exame de glicemia capilar é um exame sanguíneo que indica os níveis de glicose (açúcar) no sangue naquele momento, este exame tem resultado imediato.
É usado para detectar hiperglicemia e hipoglicemia, para ajudar o diagnóstico de diabetes, e para monitorar os níveis de glicose em pessoas com diabetes.
A automonitorização glicêmica, que é a prática do paciente diabético medir regularmente a sua própria glicemia através de fitas e/ou aparelhos de uso doméstico (glicosimetros), é uma oportunidade para o diabético assumir o controle da sua própria saúde. Medir frequentemente a glicemia é uma das melhores maneiras de determinar se o tratamento para o diabetes está sendo efetivo, isto é, se a glicemia está sendo mantida o mais próximo do normal possível.E quanto ao grau de confiabilidade, os resultados obtidos com os glicosímetros geralmente são precisos. A maior parte dos erros acontece devido a procedimentos incorretos, tais como:
Limpeza inadequada do aparelho
Utilizar o glicosímetro ou a fita em temperaturas diferentes da temperatura ambiente
Fitas fora do período de validade glicosímetro não calibrado para a caixa de fitas em uso
Uma gota de sangue muito pequena Recomendável fazer um “treino” antes de começar a utilizar o glicosímetro e as fitas. Uma equipe de enfermagem treinada em diabetes pode ajudar o paciente a fazer este manuseio.
2°TESTE CUTÂNEO Os testes cutâneos-alérgicos de sensibilidade imediata são procedimentos médicos codificados pela tabela da Associação Médica Brasileira sob número 19.010.11-7 e são rotineiramente utilizados como procedimento diagnóstico nos serviços de Alergia e Imunologia. Seu uso no diagnóstico da alergia respiratória, da alergia a fármacos e da alergia alimentar está bem estabelecido. O teste cutâneo de leitura imediata realizado por meio de puntura, também conhecido como prick test, é um procedimento